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10 competências gerais da BNCC: entenda quais são

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8 minutos
Grupo de alunos na escola seguindo grade do Novo Ensino Médio
14 de novembro de 2018

A BNCC é um importante documento para a educação brasileira, aprovado e homologado em dezembro de 2017. Mas afinal, você sabe o que é a Base Nacional Comum Curricular, sua importância e quais são as competências gerais da BNCC? Caso a resposta para uma dessas perguntas seja negativa ou até mesmo ainda haja alguma dúvida, fique tranquilo! Neste texto esclareceremos tudo sobre a Base Nacional Comum Curricular, sua importância, competências e explicaremos porque é tão necessária para se montar uma grade de ensino em seu colégio.

O que é a BNCC?

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é um documento normativo que estabelece um conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos do Brasil devem desenvolver ao longo da educação básica. Foi aprovada em 2017 e é referência obrigatória para os currículos das redes de ensino públicas e privadas. A BNCC define os conhecimentos, habilidades, competências e valores que os estudantes devem adquirir em cada etapa da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio).  Ela busca garantir uma formação mais sólida e igualitária para todos os estudantes do país, estabelecendo uma base comum que respeita a diversidade regional, cultural e social. A elaboração da BNCC foi um processo colaborativo que envolveu a participação de professores, especialistas, gestores educacionais e da sociedade civil. Seu objetivo principal é promover uma educação de qualidade, assegurando a formação integral dos estudantes e preparando-os para os desafios da vida pessoal, profissional e cidadã.

A importância da BNCC para a educação

Em um país tão grande como o Brasil, ter uma educação de base sólida é algo muito difícil de se atingir. Porém é algo extremamente importante quando os objetivos são o crescimento do país e a garantia de uma escolaridade de qualidade. Dessa forma, a Base Nacional Comum Curricular foi criada com o intuito de cumprir essas metas, oferecendo algo em que os educadores e diretores de educação possam se embasar para montar seu currículo. Assim, independentemente do lugar em que a escola se situe, será transmitido para seus alunos o essencial durante o ensino médio.

O que a Base Nacional Comum Curricular reconhece como competência?

A BNCC entende competência como a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver desafios reais, tanto no contexto escolar quanto fora dele. A competência vai além do conhecimento teórico ou apenas das habilidades técnicas.

Qual é a estrutura da BNCC?

A BNCC é composta por uma estrutura que organiza os conhecimentos, habilidades, competências e valores que os estudantes devem adquirir ao longo da educação básica, dividida em etapas específicas para cada modalidade de ensino. A BNCC é organizada em três partes principais:

Introdução

Nesta parte, são apresentados os princípios e fundamentos da BNCC, como o desenvolvimento integral dos estudantes, a formação para a cidadania, o respeito à diversidade e a promoção da equidade.  Também são abordados aspectos como a importância da articulação entre educação básica e educação superior, a relação entre conhecimentos gerais e específicos, e a valorização da participação da comunidade escolar.

Parte geral

Esta parte estabelece as competências gerais da BNCC que devem ser desenvolvidas ao longo da educação básica. São 10 competências que abrangem desde o conhecimento específico de cada área até habilidades socioemocionais e valores essenciais para a formação integral dos estudantes.

Parte específica

Nesta parte, são apresentados os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para cada etapa da educação básica. A BNCC é dividida em três etapas: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio Para cada uma dessas etapas, estão definidos os campos de experiência (na educação infantil) e as áreas do conhecimento (no ensino fundamental e médio). Cada área do conhecimento possui suas próprias competências específicas, que são desdobramentos das competências gerais. Além disso, são apresentados os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, que estabelecem os objetivos específicos para cada ano e série escolar. A estrutura da BNCC busca garantir a progressão contínua e sequencial dos conhecimentos ao longo da educação básica, de forma a promover uma formação sólida, coerente e articulada para os estudantes.

Quais são as 10 competências gerais da BNCC?

As 10 competências gerais da BNCC são:
  • Conhecimento;
  • Pensamento científico, crítico e criativo;
  • Repertório Cultural;
  • Comunicação;
  • Cultura digital;
  • Trabalho e projeto de vida;
  • Argumentação;
  • Autoconhecimento e autocuidado;
  • Empatia e cooperação;
  • Responsabilidade e cidadania.
Para que fique tudo bem claro, citaremos e explicaremos uma a uma, nos próximos tópicos.

1. Conhecimento

Refere-se à valorização e utilização do conhecimento geral, seja ele histórico, científico, social, digital ou cultural, para entender e explicar o mundo ao seu redor, continuar a aprender e cooperar para a criação de uma sociedade mais justa e inclusiva.

2. Pensamento científico, crítico e criativo

Sendo uma das competências gerais da BNCC, faz menção ao uso da criatividade e criticidade para resolução dos problemas do mundo, dialogando com todas as matérias curriculares e servindo para desenvolver a habilidade de fazer perguntas. Objetiva estimular a curiosidade e capacidade de entendimento e interpretação do aluno, fazendo com que ele desenvolva principalmente sua lógica, dedução e intuição.

3. Repertório Cultural

Relaciona-se à estimulação da capacidade do estudante de valorizar e produzir arte e cultura, dialogando principalmente com as áreas de linguagem e ciências humanas. Busca desenvolver a capacidade de construção de identidade, para que o estudante compreenda sua cultura e as culturas diversas, garantindo o respeito aos mais diversos povos e às suas diferenças.

4. Comunicação

Dirige-se à capacidade do estudante de utilizar as mais diversas linguagens para trocar informações, expressar-se e comunicar-se, levando ao entendimento mútuo. Dialoga muito com a área de linguagens, porém, no geral, dialoga com todas as demais áreas, estimulando a curiosidade e o debate claro e respeitoso. Leva em consideração também as diversas linguagens da tecnologia, altamente presentes nos dias atuais.

5. Cultura digital

Nela destaca-se o estímulo do desenvolvimento da compreensão e da utilização de tecnologias com ética e criticidade, para que o aluno dialogue com o mundo e busque informações. Faz parte de todas as disciplinas, tanto da matemática, em relação aos algoritmos e regras dos programas, quanto das linguagens, relacionada à capacidade de compreensão dos impactos da tecnologia no mundo.

6. Trabalho e projeto de vida

Essa competência geral da BNCC está relacionada à capacidade do estudante de usar todos os seus conhecimentos para tomar decisões sobre sua própria vida profissional e seu projeto de vida. Trabalha em grande parte com as matérias de ciências humanas e linguagens por meio de estudos dirigidos e projetos de planejamento de vida, fazendo com que os alunos programem suas vidas para atingir futuramente os seus objetivos.

7. Argumentação

Provoca o desenvolvimento da capacidade de apresentar seus argumentos com base, ou seja, com fatos e evidências consistentes para a construção de um pensamento ético e socioambiental. Relaciona-se principalmente com as áreas de humanas, ciências da natureza e linguagens, servindo para a obtenção de conceitos e criação de debates bem estruturados e com confronto de ideias.

8. Autoconhecimento e autocuidado

Essa competência diz respeito à capacidade dos estudantes de se conhecerem e se apreciarem, dando foco ao conhecimento tanto de seu próprio corpo como de seu estado mental, para que assim eles saibam manter sua saúde e criar uma identidade dentro das grandes influências culturais do mundo. Sendo assim, essa competência dialoga muito com a área de biologia e educação física.

9. Empatia e cooperação

Relaciona-se tanto com resolução de conflitos quanto com o desenvolvimento de empatia e sentimento de cooperação, para que os estudantes consigam estabelecer relações harmônicas e respeitosas, sem qualquer tipo de preconceito. Ensina habilidades de valorização das adversidades por meio de discussões sobre a sociedade contemporânea e suas desigualdades e injustiças.

10. Responsabilidade e cidadania

A última competência é referente à capacidade dos estudantes de construírem uma sociedade mais ética e responsável, agindo mais pessoal e coletivamente, de forma a construir uma sociedade mais ambiental e socialmente solidária.  Incentiva o aluno a ser mais participativo em problemas públicos que afetam o meio ao seu redor, comunicando-se muito com as matérias de artes, sociologia, educação física e linguagens.

Como as competências gerais da BNCC influenciam na criação da grade escolar?

Esse documento tem uma grande importância na criação de uma grade escolar, pois ele será a sua base. Dessa forma, o currículo final deve ter total relação e sincronia com o documento da BNCC, para que sejam passadas todas as competências para os alunos e, assim, seja solidificada uma base nacional forte a fim de garantir uma boa educação. Assim sendo, toda e qualquer escola deve seguir o documento da BNCC, padronizando a educação, ao mesmo tempo que considera as diferenças de ensino de região para região, pois o objetivo não é assegurar um ensino idêntico, mas sim criado sobre a mesma base. Seguindo essas competências, o instituto educacional formará alunos mais éticos e preparados para o mundo, de forma que a educação básica adquira uma maior qualidade tanto na formação educacional quanto na formação de bons cidadãos para o país. Se essas informações sobre a BNCC foram úteis para você, assine a newsletter do Proesc e receba conteúdos, dicas e novidades do mundo educacional! Aproveite e curta o nosso Facebook, siga-nos no Twitter e no Instagram e acompanhe nosso canal no Youtube! Para curtir o Proesc no Facebook, é só clicar no botão Like Page a seguir.

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