Datas comemorativas escolares fazem parte da rotina de muitas instituições de ensino. Elas são particularmente importantes na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Isso porque esses anos marcam uma fase em que as crianças começam a entender seu papel na sociedade e em suas comunidades.
Por isso, incorporar algumas dessas datas na rotina escolar é uma oportunidade de abordar temas importantes, contextualizar o aprendizado, trabalhar a socialização e a criatividade. Algumas dessas datas são, inclusive, feriados nacionais.
No mais, datas comemorativas são momentos oportunos para reforçar os vínculos entre os alunos, a família e comunidade escolar, contribuindo para a sensação de pertencimento e integração.
Com a proximidade do fim do ano letivo, chega o momento ideal de planejar as datas comemorativas escolares e o cronograma para o próximo ano. Pensando nisso, separamos, neste post, uma lista de celebrações que você pode incluir no calendário da sua escola. Continue a leitura para saber mais!
O Carnaval é uma festa popular em todo país. Trata-se de uma data móvel, podendo acontecer nos meses de fevereiro ou março, começando em um sábado e terminando sempre numa quarta-feira, a conhecida “quarta-feira de cinzas”.
Essa data dá à escola a oportunidade de trabalhar a criatividade das crianças, uma vez que os elementos-chave da comemoração são fantasias, música, dança e desfiles. Por isso, é possível investir em oficinas em que as crianças vão produzir máscaras e fantasias, e também instrumentos musicais e outros.
O Dia de Páscoa depende de quando é comemorado o carnaval, portanto também é uma data variável. É uma celebração da tradição cristã, mas que pode ser trabalhada a depender do contexto da escola e das famílias em associação a conceitos como renovação, paz, tolerância e dar espaço para o novo.
Além disso, professores podem fazer atividades relacionadas aos chocolates e ovos de Páscoa, que são muito populares.
O Dia das Mães e o Dia dos Pais são móveis e datas comemorativas escolares tradicionais. Contudo, nos últimos anos, a abordagem em relação a essas datas mudou a fim de favorecer famílias com diferentes configurações e, assim, tornar a comemoração mais inclusiva e com respeito à diversidade.
Por isso, muitas escolas têm preferido fazer uma comemoração democrática, celebrando o Dia da Família, que acontece em 15 de maio. Essa data abre espaço para que a escola acolha diferentes tipos de família e evita desconfortos por parte de algumas crianças que não contam com uma figura materna ou paterna em casa.
Nessa data, a escola pode fazer uma confraternização e convidar as famílias, ou convidar as crianças a produzir desenhos e projetos nos quais apresentem suas famílias.
O Dia Internacional da Mulher é uma data para trabalhar temas como a luta pela igualdade de gêneros e pelos direitos das mulheres.
Assim, por mais pequenas que sejam as crianças, vale a pena apostar nessa data comemorativa escolar para abordar assuntos sobre os feitos e as conquistas das mulheres, além de falar sobre figuras femininas importantes, de forma leve e divertida.
Os professores podem pedir para que as crianças apresentem figuras femininas que eles admiram e, dependendo da fase de alfabetização, os alunos podem produzir um cartão para presentear essas mulheres.
O livro é um instrumento na formação dos alunos e merece ser celebrado! O Dia do Livro é uma excelente oportunidade para ampliar o contato de jovens e crianças com diferentes obras, sejam elas físicas, sejam digitais.
Para incentivar a leitura, a escola pode fazer:
Essa é uma data que merece uma programação especial. O Dia da Escola é oficialmente em 15 de março, mas você pode substituí-la por uma data que marque o aniversário da sua instituição, por exemplo.
A ideia é trabalhar a história da instituição e o papel da educação na vida de jovens e crianças. Nesse ponto, é possível apostar em exposições, mostras, feiras e atividades abertas à comunidade escolar.
Essa é uma importante data comemorativa escolar, na qual celebramos o passado brasileiro e a relevância do legado indígena em nossa cultura. Na Educação Infantil, é comum conduzir atividades que envolvam hábitos indígenas como culinária, artesanato, linguagens, formas de vida etc.
Estudantes de turmas mais avançadas podem ampliar o debate e fazer projetos com o apoio dos professores de história e geografia, por exemplo, para refletir sobre estereótipos, memória e situação dos indígenas no país atualmente.
O folclore é necessário tanto na cultura popular quanto para reforçar a diversidade cultural do Brasil. Essa data é um convite para explorar histórias e costumes do nosso país, por meio das lendas, contos e histórias típicas.
Como atividade prática, é necessário, primeiramente, trabalhar o conceito de folclore com os alunos e, depois, propor um festival em que as turmas podem escolher elaborar projetos em relação a uma determinada lenda, fazer representações e instalações artísticas.
As festividades no mês de junho são aguardadas o ano todo, especialmente devido às comidas típicas, fantasias, danças como a quadrilha e outras atividades divertidas. A festa costuma acontecer durante todo o mês de junho e julho e, muitas vezes, coincide com o dia de São João, que é comemorado entre os dias 23 e 24 de junho.
Além da música e das danças típicas, festas juninas incluem barracas com brincadeiras como pescaria e outras que podem ser organizadas pelas próprias crianças.
No Brasil, existem algumas datas comemorativas escolares associadas a momentos históricos como:
Todas essas datas podem ser usadas como momento para trabalhar assuntos como a relação do Brasil com seu colonizador, Portugal, e também para conhecer símbolos pátrios, como a bandeira, o hino, entre outros.
O mês de novembro é marcado como um mês para tratar de temas como desigualdade racial e racismo. O dia 20 de novembro é uma data ligada à morte de Zumbi dos Palmares, um líder quilombola de grande expressão.
Os temas ligados à história, à cultura e o legado dos povos negros no Brasil é de grande importância atualmente, estando presente nas mídias e em vários canais de comunicação.
Assim, é fundamental trabalhar isso com as crianças desde cedo, o que pode ser feito de forma lúdica, contextualizada e com leveza. Com os pequenos, pode-se usar a história de personalidades negras importantes e suas contribuições para falar sobre desigualdade e resistência negra.
Com os mais velhos, essas questões podem ser aprofundadas em debates e pesquisas nas aulas com o apoio dos docentes.
Além dessas datas comemorativas escolares que mostramos aqui, existem muitos outros momentos e dias que podem ser incorporados ao calendário da escola para aprofundar temas, introduzir assuntos ou trabalhar a criatividade e o lúdico com os alunos.
Esses eventos são relevantes para fortalecer os laços entre os estudantes e a instituição, expandir conhecimentos e habilidades, e trazer para o dia a dia da escola temas que fazem parte da vida em sociedade. Além disso, são uma oportunidade para criar novas atividades adequadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Se você curtiu este post, achamos que gostará de ler mais sobre como se preparar para a jornada de matrículas para o próximo ano. Confira!
Receba as novidades mais relevantes do universo da educação em 1ª mão.
Feito com ♥ pela Proesc – Ecossistema de inteligências aplicadas à gestão escolar | Todos os Direitos Reservados. – W. Design by Pompz