Solicite uma Demonstraçao.

É gratuito e sem compromisso!

Atenção!

Antes de te direcionar para nosso Whatsapp, informe:

Gestão educacional: entenda o que é e como a tecnologia pode ser uma aliada

1 de fevereiro de 2024
7 minutos
Educadores tendo um treinamento sobre gestão educaciional

É sobre:

A gestão educacional é um campo que abrange todos os processos de uma instituição escolar, desde o setor administrativo até o pedagógico.  Uma gestão educacional de sucesso deve estar alinhada à gestão escolar, de modo a aumentar a qualidade do ensino e gerar valor para os pais e alunos. Dessa forma, o papel dos gestores é otimizar as atividades diárias e aumentar a eficiência do ensino dentro da instituição. Neste artigo, saiba o que é gestão educacional, diferença para a gestão escolar, qual a sua importância e como aplicar na escola de forma eficiente. Continue a leitura!

O que é gestão educacional?

Gestão Educacional refere-se ao conjunto de práticas, processos e políticas utilizadas para administrar instituições educacionais, sendo regulamentada pela lei n.º 9.394/1996 e pelos governos federal, estadual e municipal. Assim, a premissa principal da gestão escolar é a organização do sistema de educação em todas as instituições de ensino, desde o ensino básico, técnico e universitário. Para isso, os municípios, estados e União trabalham em conjunto, entretanto, cada uma tem suas responsabilidades específicas:
  • municípios: responsáveis pela educação básica, do ensino infantil e fundamental;
  • estados: atuam junto aos municípios na educação fundamental e são responsáveis pelo Ensino Médio;
  • União: organiza todos os níveis educacionais, sendo responsável também pelo Ensino Superior.
Vale ressaltar que isso inclui tanto o ensino privado quanto o público. As demais instituições de ensino, como de idiomas e profissionalizantes, são independentes, entretanto também devem seguir a legislação.

Como funciona a gestão educacional?

A gestão educacional funciona por meio das seguintes práticas e processos:
  • Planejamento estratégico: definição de metas educacionais, visão e missão da instituição.
  • Administração escolar: gestão de recursos humanos, financeiros e físicos da instituição.
  • Currículo e avaliação: desenvolvimento e implementação de currículos, métodos de ensino e avaliação de resultados educacionais.
  • Gestão de pessoas: seleção, formação e desenvolvimento profissional de professores e funcionários.
  • Relações comunitárias: interação com pais, alunos, comunidade local e outras partes interessadas.
  • Tecnologia educacional: integração de tecnologia para melhorar o processo de ensino-aprendizagem e a administração escolar.
  • Gestão da qualidade: implementação de padrões de qualidade e melhoria contínua.
  • Gestão financeira: orçamento, captação de recursos e controle financeiro.
A integração de todos esses elementos promove um ambiente educacional positivo e eficaz, garantindo que a instituição cumpra sua missão educacional e ofereça uma experiência de aprendizagem de qualidade para seus alunos.

Qual a diferença entre gestão educacional e gestão escolar?

A gestão educacional envolve as bases e diretrizes para o funcionamento da área educacional em todos os níveis de ensino, enquanto a gestão escolar é focada na administração de uma única instituição de ensino. Com isso, a gestão educacional é mais ampla, abrangendo a organização do sistema de ensino e a gestão escolar e autônoma para tomar decisões e direcionar as ações conforme os objetivos específicos de cada escola, de modo a assegurar a qualidade do ensino e vantagem competitiva da instituição. Isso inclui:
  • adequar as metodologias de ensino conforme a LDB;
  • gerenciar o plano político e pedagógico da instituição;
  • administrar a área financeira e outros setores.

Qual a importância da gestão educacional?

A educação é um direito básico garantido pela Constituição Federal Brasileira, assegurando, inclusive, acesso gratuito ao ensino primário a todos os brasileiros. Para além do acesso e permanência nas escolas, a CF determina que o ensino deve ser de qualidade. Para que isso seja possível, foram criadas leis que regulamentam e complementam a CF no que diz respeito ao acesso à educação gratuita e de qualidade, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Segundo o ECA, “a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho”. Para regulamentar esse direito, a LDB rege as diretrizes e bases da gestão educacional, sendo de extrema importância para garantir o acesso pleno à educação básica de qualidade. A educação e o conhecimento são as bases para a formação de cidadãos conscientes sobre seu papel social e de profissionais capacitados, facilitando sua entrada e permanência no mercado de trabalho. Dessa forma, a partir da gestão educacional, é possível definir estratégias, objetivos e metodologia de ensino para alcançar as diretrizes e bases da educação, influenciando a base teórica e prática que acompanharam a formação dos estudantes e, principalmente, garantindo que os objetivos de cada etapa do ensino seja alcançada.

O que diz a LDB sobre a função da gestão educacional?

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) estabelece as diretrizes e bases da educação nacional no Brasil. Ela aborda diversos aspectos relacionados à educação, incluindo a função e responsabilidades da gestão educacional. As instituições de ensino privadas são independentes para estabelecer as metodologias de ensino, entretanto devem seguir as exigências:
  • elaborar e executar sua proposta pedagógica;
  • gerir funcionários, recursos materiais e financeiros;
  • garantir que os dias letivos e as horas-aulas sejam cumpridas;
  • acompanhar o plano de trabalho e aula de cada docente;
  • oferecer métodos de recuperação aos alunos com baixo rendimento;
  • integrar a comunidade e famílias aos processos da escola;
  • manter os pais e responsáveis informados sobre a proposta pedagógica, o desempenho e frequência dos alunos nas aulas.

Quais são os benefícios da gestão educacional?

A gestão educacional visa padronizar e melhorar a qualidade da educação. Quando alinhada a uma gestão escolar eficiente, permite:

Otimiza a gestão financeira

Uma boa gestão escolar, junto à gestão educacional, pode levar a uma administração eficiente dos recursos financeiros da instituição, resultando em maior eficiência operacional e maior rentabilidade. Isso ocorre devido à utilização adequada do orçamento disponível, direcionando os custos para os objetivos definidos na LDB.

Melhora o processo de ensino e aprendizagem

Além disso, a gestão educacional possibilita o desenvolvimento de estratégias educacionais e curriculares adequadas, alinhadas aos objetivos educacionais da instituição. Isso resulta em um processo de ensino-aprendizagem mais eficaz, com métodos de ensino atualizados, recursos adequados, acompanhamento do desempenho dos alunos e intervenções pedagógicas quando necessário.

Retenção e fidelização dos estudantes

Uma gestão que prioriza o bem-estar dos alunos, a qualidade do ensino e o atendimento às necessidades individuais pode resultar na fidelização dos estudantes.

Diminuição da evasão escolar

A implementação de estratégias eficazes de gestão escolar pode ajudar a reduzir as taxas de evasão escolar. Isso pode ser feito através do acompanhamento individual dos alunos, identificação e resolução de problemas que possam levar à evasão, criação de um ambiente acolhedor e apoio emocional aos estudantes.

Mais qualidade nas aulas

Adequando o currículo ao que diz a LDB, as escolas podem melhorar a qualidade das aulas. Isso envolve:
  • apoio ao desenvolvimento dos professores:
  • implementação de práticas pedagógicas inovadoras;
  • utilização de recursos didáticos adequados;
  • avaliação contínua da eficácia do processo de ensino.

Como aplicar a gestão educacional de forma eficiente na escola?

Para aplicar a gestão educacional alinhada a uma gestão escolar eficaz, as escolas precisam:
  • adequar o ensino ao que diz a LDB;
  • definir objetivos de curto, médio e longo prazo;
  • planejar a rotina escolar, incluindo reuniões pedagógicas, treinamentos de professores, metodologias de ensino, projeto político e pedagógico;
  • capacitar os funcionários, principalmente os professores para que tenham uma formação contínua e possam oferecer um ensino de qualidade;
  • delegar e dividir tarefas entre as áreas para evitar sobrecarga e garantir uma gestão eficiente.

Como a tecnologia pode ajudar na gestão educacional?

Com apoio da tecnologia e de softwares de gestão escolar, como o Proesc, é possível automatizar os processos escolares, como registro de notas, controle de frequência e gestão financeira, de modo a agilizar e otimizar o tempo das tarefas. Assim, os funcionários da instituição de ensino, incluindo os professores, conseguem focar em demandas estratégicas e metodologias de ensino que possam melhorar a qualidade das aulas — principal intuito da gestão educacional. Além disso, um sistema de gestão escolar online colabora para melhorar a comunicação com toda a comunidade escolar, a partir de canais de comunicação, como e-mails, sistemas de mensagens, fóruns e redes sociais, que facilitam a interação entre pais, alunos, professores e equipe administrativa. Agora que você já sabe o que é gestão educacional e como aliar as diretrizes e bases da LDB à gestão escolar, chegou o momento de tornar esse processo mais organizado e eficiente. Conheça o sistema de gestão escolar do Proesc e saiba como pode ajudar sua escola!

Secretária usando proesc agenda

Se mantenha atualizado sempre!

Leia Também:

Se Inscreva!

Se conecte com as novidades mais significantes no universo da eduação.