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Prova Saeb: como preparar a escola e alunos para realizar a avaliação?

28 de setembro de 2023
8 minutos
Alunos fazendo prova saeb

A Prova Saeb, ou Sistema de Avaliação da Educação Básica, é um dos instrumentos mais importantes para medir o desempenho escolar no Brasil. Para gestores de escola, compreender a relevância deste tema é essencial para garantir o sucesso educacional de seus alunos. Afinal, a prova Saeb não apenas avalia o conhecimento dos estudantes, mas também fornece insights valiosos sobre o sistema de ensino, orientando decisões estratégicas para o aprimoramento contínuo. Continue a leitura e descubra as melhores práticas para preparar sua escola para a prova Saeb, capacitando seus estudantes a alcançar todo o seu potencial educacional. Vamos nessa?

O que é a Prova Saeb?

O Saeb é um conjunto de provas e questionários aplicados a cada dois anos para os estudantes do ensino fundamental e médio de todo o Brasil. Ele tem como objetivo medir o nível de aprendizagem dos alunos em diferentes áreas do conhecimento, como língua portuguesa, matemática, ciências humanas e ciências da natureza. Além disso, o Saeb também coleta informações sobre as características dos estudantes, das escolas e das redes de ensino, para entender os fatores que influenciam o desempenho educacional. O Saeb foi criado em 1990 pelo Inep, que é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, um órgão do Ministério da Educação. Desde então, o Saeb vem sendo aprimorado e ampliado para acompanhar as mudanças na educação brasileira. Por exemplo, em 2019, o Saeb começou a avaliar também o 2º ano do ensino fundamental e a incluir questões de ciências humanas e ciências da natureza para o 9º ano. Em 2021, o Saeb passou a avaliar também a educação infantil, por meio de questionários eletrônicos para professores e gestores.

Relação entre o Saeb e o Ideb

O Saeb e o Ideb são duas formas de avaliar a qualidade da educação básica no Brasil. O Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que combina os resultados do Saeb com as taxas de aprovação, reprovação e abandono escolar, obtidas no Censo Escolar. Ou seja, o Saeb mede o aprendizado dos alunos, enquanto o Ideb avalia quão bem os sistemas de ensino funcionam. Isso significa que uma escola pode ter bons resultados na avaliação, mas um Ideb baixo se muitos alunos repetirem ou abandonarem a escola. Por outro lado, uma escola pode ter um Ideb alto, mas ter resultados ruins no Saeb se aprovar os alunos sem que eles realmente aprendam. O Saeb e o Ideb são usados para orientar as políticas educacionais e ajudar diretores, professores, pais e alunos a entenderem as áreas em que precisam melhorar. O Ideb também estabelece metas de qualidade que o Brasil deve atingir até 2024, visando ter uma educação comparável à de países desenvolvidos, com média 6.

Quem participa da prova Saeb

O Saeb envolve estudantes, professores, diretores e gestores de todo o país, que contribuem para o diagnóstico da educação brasileira e para a definição de políticas públicas para a sua melhoria. Mas quem faz o Saeb? Isso depende do tipo de escola e da série dos alunos. Simplificando:
  • escolas públicas devem participar obrigatoriamente;
  • escolas privadas podem escolher se querem ou não participar, ou seja, é opcional para elas;
  • escolas especiais, indígenas, de educação especial, turmas da educação de jovens e adultos (EJA), turmas de magistério e turmas multisseriadas não fazem parte do Saeb. Isso ocorre porque essas escolas têm características especiais que dificultam comparar seus resultados com outras escolas;
  • alunos do 2º ano do ensino fundamental fazem o Saeb apenas se suas escolas forem sorteadas para participar;
  • alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio fazem o Saeb de forma obrigatória. Todas as escolas devem aplicar as provas para esses alunos, sejam elas públicas ou privadas, mas as escolas privadas podem escolher se querem ou não participar;
  • alunos da educação infantil não fazem provas, mas seus professores, diretores e gestores de creches e pré-escolas respondem a questionários eletrônicos sobre a qualidade da educação infantil oferecida. Esses questionários são aplicados em creches e pré-escolas públicas, privadas ou conveniadas.

Como os gestores podem preparar a escola para a prova Saeb

O Saeb é uma importante ferramenta para medir a qualidade da educação no Brasil. Para garantir bons resultados, os gestores escolares desempenham um papel fundamental na preparação da escola e de seus alunos. Neste contexto, vamos explorar cinco estratégias-chave:

Preparação dos alunos para a realização da prova

Os alunos devem estar familiarizados com o formato e o conteúdo da prova do Saeb, para poderem responder às questões com segurança e tranquilidade. Nesse sentido, os gestores podem promover atividades de simulação da prova, utilizando provas anteriores ou simulados disponíveis na internet. Essas atividades auxiliam os alunos a se acostumarem com o tempo de duração, o tipo de questão, o nível de dificuldade e os temas abordados na prova. Além disso, podem orientar os professores a trabalharem as habilidades e competências avaliadas pelo Saeb em suas aulas, utilizando materiais didáticos adequados e diversificados. O incentivo ao estudo em casa, revisando os conteúdos e resolvendo exercícios também é uma boa prática.

Elaborar um currículo alinhado à BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é uma referência para a elaboração dos currículos escolares, que devem contemplar os conhecimentos, as habilidades e as competências essenciais para a formação integral dos alunos. Logo, os gestores devem:
  • avaliar e ajustar o currículo conforme as diretrizes da BNCC, focando nas habilidades e competências exigidas pela prova do Saeb;
  • promover a interdisciplinaridade entre as disciplinas para auxiliar os alunos a aplicar conhecimentos de diferentes áreas em situações reais;
  • oferecer formação aos professores, garantindo que eles compreendam a BNCC e saibam como aplicá-la em suas aulas.

Assegurar tempo para o planejamento de aulas

O planejamento das aulas representa uma etapa crucial no processo de ensino-aprendizagem. Durante o planejamento, os educadores devem cuidadosamente considerar o currículo escolar:
  • estabelecendo objetivos;
  • delineando os conteúdos;
  • selecionando as metodologias;
  • desenvolvendo estratégias;
  • escolhendo recursos;
  • planejando avaliações adequadas.
Além disso, é imprescindível garantir que os professores disponham do tempo necessário para elaborar seus planos de aula com excelência e eficácia. Nesse sentido, é altamente benéfico coordenar o calendário escolar para reservar períodos específicos para o planejamento, tanto individual quanto coletivo, dos docentes.

Realizar o acompanhamento pedagógico dos professores

O acompanhamento pedagógico dos professores representa uma prática destinada a orientar e respaldar os educadores em suas atividades pedagógicas. Essa tarefa pode ser feita mediante:
  • realização de reuniões periódicas;
  • observações de sala de aula;
  • feedbacks construtivos;
  • avaliações formativas.
O propósito principal do acompanhamento pedagógico é o aprimoramento do desenvolvimento profissional dos professores, estimulando a reflexão sobre suas práticas pedagógicas, promovendo a partilha de experiências, fomentando a atualização de conhecimentos e encorajando a busca por soluções aos desafios enfrentados. Além disso, esse processo visa harmonizar as ações pedagógicas visando aprendizagem estabelecidos pelo Saeb, assegurando que os professores estejam direcionando seus esforços para desenvolver as habilidades e competências avaliadas nas provas.

Disponibilizar recursos para o desenvolvimento das habilidades e conhecimentos avaliados no Saeb

Recursos didáticos são ferramentas essenciais que facilitam o processo de ensino, tornando o aprendizado mais acessível, memorável e prático. Os líderes escolares desempenham um papel fundamental ao fornecer materiais que ajudam os alunos a adquirir as habilidades e conhecimentos necessários para obter sucesso no Saeb. Aqui estão algumas maneiras práticas de alcançar isso:
  • investir em materiais didáticos: adquirir ou desenvolver materiais educativos alinhados com os objetivos do Saeb. Esses materiais devem ser de alta qualidade e abordar os tópicos que serão avaliados;
  • apoiar a infraestrutura tecnológica: certificar-se de que a escola tenha acesso à tecnologia e recursos online. Isso permite que os alunos utilizem recursos digitais que complementam seu aprendizado e preparação para o Saeb;
  • promover o uso de bibliotecas e o hábito da leitura: incentivar os alunos a frequentar a biblioteca da escola, onde podem acessar uma variedade de livros e recursos relacionados aos conteúdos avaliados pelo Saeb. Promover o hábito da leitura é crucial, já que a compreensão de texto é uma habilidade fundamental avaliada no Saeb.
Em resumo, a preparação da escola e dos alunos para a prova Saeb é um passo essencial na busca pela qualidade da educação e no desenvolvimento das habilidades dos estudantes. Se a sua instituição de ensino for participar da avaliação este ano, lembre-se da importância de uma infraestrutura adequada, capacitação dos professores, criação de um ambiente propício ao aprendizado e motivação dos alunos para o exame. Se gostou deste conteúdo e quiser se manter atualizado e acompanhar as melhores práticas e recursos relacionados à educação, siga as redes sociais do Proesc. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn, Youtube, Twitter, prontos para compartilhar informações valiosas e apoiar sua jornada em prol da excelência educacional.

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